quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inclusão Digital nos presídios e centros de detenção provisória

                                Olá pessoal o tema que vamos apresentar é de grande relevância.Com o avanço dos meios de comunicação e da tecnologia tem se visto em várias regiões e estadps do País aulas de informática para detentos.Este projeto propõe uma sociedade mais justa , e também reintegraga o preso a sociedade mostrando uma nova oportunidade de mudança de comportamento e vida.
                                Abaixo vão ser mostradas alguns projetos que possuem este gênero:


                                 Detentos de Abadiânia região de Góias têm aulas de informática

"Os detentos da Unidade Prisional de Abadiânia vão ter aulas de informática. A sala de aula já foi montada e a professora voluntária é da comunidade. De acordo com o diretor da unidade, Emerson Welter, a informática deve ser ensinada dentro das unidades prisionais como forma de garantir o acesso desses indivíduos no mercado de trabalho."

                                Casa de Custódia de Volta Redonda forma detentos











Formatura: Trinta e três custodiados se formaram nos cursos profissionalizantes do ‘Capacitando com Cidadania’

Volta Redonda

Em cerimônia que reuniu o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB); o secretário de estado de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro de Carvalho; o diretor da Casa de Custódia de Volta Redonda, João Carlos Olímpio, 33 custodiados se formaram nos cursos profissionalizantes do "Capacitando com Cidadania".

O curso foi implantado em 28 de setembro de 2009, no interior da Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth (Casa de Custódia), numa parceria entre a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) e a prefeitura, por meio da FGB (Fundação Beatriz Gama). O objetivo: desenvolver ações educacionais, de socialização e inclusão social dos detentos.


Foram oferecidas oficinas de qualificação profissional nas áreas de construção civil, pintura de parede e manutenção em informática, com duração de cinco meses, beneficiando cerca de 60 alunos. Dos 60 detentos que participaram dos cursos, 27 estão em liberdade. Ontem, foi realizada também a cerimônia de inauguração da Academia Rômulo Borges Bittencourt, que ficará instalada na mesma unidade, voltada para os servidores que lá trabalham e aos detentos.

De acordo com o prefeito Neto, o curso é uma oportunidade para que o detento, quando sair da unidade prisional, não retorne ao crime.


- Projetos como esse preparam os detentos, ensinam a eles uma profissão, para que tenham uma oportunidade de trabalho e não voltem a praticar crimes. Essas pessoas quando saírem terão uma profissão e grandes chances de voltar ao mercado de trabalho - falou. O secretário de estado de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro de Carvalho, disse que os detentos devem e necessitam ter uma nova oportunidade. O secretário ressaltou ainda aos detentos que o curso é uma oportunidade de resgatar a dignidade.


- Façam bom uso do diploma e recuperem a sua dignidade, o respeito da família e o que o trabalho honesto oferece - frisou. O diretor da Casa de Custódia, João Carlos Olímpio, lembrou da missão de ressocialização dos presos e que o curso é a primeira oportunidade de muitos. - Muitos detentos dizem que não têm oportunidade e para muitos aqui eu sei, que é a primeira, então aproveitem - disse aos formandos.

O começo de uma nova chance

O custodiado Antônio Carlos de Oliveira Lucas, em nome dos formandos, agradeceu a oportunidade.

- Agradeço a Deus e a todos que contribuíram com a realização do curso que dá uma nova oportunidade de vida a todos nós - falou.


A mulher de um detento, que preferiu não se identificar, disse que os cursos oferecidos pela Casa de Custódia ajudam a minimizar o sofrimento dos presos. - Meu marido participa de todos os cursos oferecidos aqui. É um incentivo a mais a eles, e acredito que aumenta a autoestima e diminui um pouco o sofrimento - avaliou.


Participaram do evento integrantes da Pastoral Carcerária e outras entidades religiosas; o comandante da GM (Guarda Municipal), Luis Henrique Monteiro Barbosa; o subcomandante da GM e coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Ibiapina; o presidente da FGB (Fundação Beatriz Gama), Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira; o delegado da 93ª DP Volta Redonda, Alexandre Leite; representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de diretores de unidades prisionais do Rio de Janeiro.



Um comentário:

  1. Muito Produtivo inserir a Inclusão Digital dentro de unidades de detenção. Falo por experiência própria, pois, trabalhei com adolescentes da Fundação CASA por certo tempo e os resultados são fantásticos.

    ResponderExcluir